Uma trajetória marcada por superação, dedicação e firmada em uma rede de apoio entre escola e família resultou na conquista da vaga no curso de Ciência e Tecnologia da UFRN. Pedro Henrique Varela Bezerra, 17 anos, aluno do CEI Romualdo, convive desde a infância com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), distúrbio caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, mas que não foi barreira intransponível para a aprovação universitária.

Pedro Henrique iniciou sua vida escolar no Espaço Infantil Primeiros Passos até o 1º Ano do Ensino Fundamental quando ingressou no CEI Romualdo. A mãe Lidiane Marinho, publicitária, conta que o filho tinha um comportamento muito tímido e buscou ajuda profissional. “Por meio de um trabalho multidisciplinar identificamos que a timidez era apenas um sinal e o diagnóstico revelou TDAH. Desde então busquei o apoio da escola e fortalecemos essa parceria falando sempre a mesma língua. Contamos ainda com auxílios como aulas de reforço, esporte, música. Todo início de ano sempre buscava a escola que ofereceu o acompanhamento individualizado de Pedro Henrique”, relatou Lidiane.

O aluno com TDAH necessita de uma dedicação maior no ensino, transmissão do conteúdo para que o aluno possa compreender. “Esse ano de Enem, desde o início, a escola deu todo apoio para que buscássemos os direitos garantidos a Pedro, dando estratégias, direcionamentos. Foi um ano de muitas emoções que vivemos juntos. Todo esforço a mais valeu a pena!”, disse Lidiane.

Para ler a reportagem completa, acesse:

http://portalnoar.com.br/parceria-entre-escola-e-familia-faz-aluno-com-tdah-conquistar-vaga-na-ufrn/

Leave a Comment